Desde ontem, as unidades de ensino da rede estadual deram início ao período de atribuição de aulas. A etapa começa com a escolha dos professores efetivos do ensino fundamental e médio. Eles têm preferência na decisão de quais classes vão atuar nos próximos dois semestres. O processo será realizado de forma simultânea em todas as 5 mil escolas da Secretaria da Educação do Estado.
Entre os dias 2 e 5, os professores que ainda não conseguiram completar a jornada devem comparecer às diretorias de ensino. As 91 subsedes da Secretaria também são locais de atribuição de projetos especiais, classes hospitalares e prisionais, além dos temporários. O cronograma completo e os endereços estão disponíveis no Portal da Educação (www.educacao.sp.gov.br).
Após o período de atribuição de aulas, a próxima fase é dedicada ao planejamento. Após o Carnaval - nos dias 10, 11 e 12 -, as equipes gestoras (incluindo supervisores e coordenadores) se reúnem nas escolas para fechar tópicos importantes e que irão nortear os 200 dias letivos. Cronograma de provas e avaliações, atividades extracurriculares, feiras e semanas pedagógicas estão na lista dessas reuniões.
Calendário 2016
Neste ano, a rede estadual definiu para 15 de fevereiro o início das aulas em todas as unidades do Estado. A previsão é que cerca de 3,8 milhões de estudantes retornem em classes de Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos. O recesso do meio do ano está confirmado para julho.