Hoje, o jornal Diário do Alto Tietê (Dat) completa 3 mil edições. Com um jornalismo feito com credibilidade, empenho de toda equipe, diferenciado e com uma afinada apuração de fatos e informações, o impresso comemora este feito com todos os leitores, assinantes e anunciantes.
Com uma proposta diferenciada e focado na cobertura regional das dez cidades onde está inserido, o Dat foi fundado em 7 de março de 2006, pelo Grupo Mogi News de Comunicação, e logo se tornou um veículo de grande alcance na população, que passou a receber notícias de todo o Alto Tietê.
Tudo isso não foi por acaso. Quando o assunto é inovar e renovar, o diretor-presidente Sidney Antonio de Moraes entende muito bem do assunto.
"Tem um significado muito grande completar 3 mil edições do jornal Dat, pois conseguimos quebrar o monopólio da Imprensa regional e inserir um impresso que ofereça notícias das dez cidades que compõem o Alto Tietê: Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Santa Isabel, Salesópolis e Suzano", explica o diretor-presidente.
Questionado sobre a presença do Dat na sociedade local, Moraes destacou que a participação do jornal é fundamental. "Para o leitor e o público anunciante é muito importante ter isso. Para a população, conseguimos levar a notícia de toda a região. Já para as empresas, é ter mais uma opção de veiculação de seus anúncios e para um público maior", avalia Moraes. "É um jornal unindo a região toda", completa Moraes, ao ressaltar ainda a importância de levar informação e leitura não virtual para os jovens.
Sobre a crise econômica que aflige o País desde o ano passado, tanto na iniciativa privada como no Poder Público, Moraes assegura que o jornal conseguiu se manter no mercado e não perder os seus assinantes fiéis, além de conseguir muitos outros. Isso graças ao profissionalismo, ética e trabalho diário de toda equipe.
Para o editor-chefe do Dat, jornalista Tiago Pantaleon, trata-se de uma tarefa desafiadora manter diariamente um jornal regional. "É um desafio todos dias levar notícias para as dez cidades do Alto Tietê e ainda manter os leitores interessados em informações relacionadas não apenas a sua cidade, mas sim a tudo o que está acontecendo em sua região", menciona.
O editor também comenta sobre a importância da tecnologia nos meios de comunicação. "Hoje em dia, com o avanço da tecnologia e a inserção dela no meio de comunicação, temos a participação diária da população nas pautas e na propagação de informações."
Sobre planos futuros preparados para o Dat, o diretor-presidente promete continuar fazendo cada vez mais um jornalismo ativo e atuante. "Queremos estar onde a notícia está, sempre", finaliza.
LEGENDA 1 (CAPAS DAS EDIÇÕES 1, MIL, 2 MIL E 3 MIL, EM SEQUÊNCIA CRESCENTE DE TAMANHO, SENDO A ÚLTIMA A MAIOR): Foram várias as transformações gráficas ao longo dos anos que conferiram ao Dat a caraterística de sempre sair na frente quando o assunto é inovar
LEGENDA 2 (SIDNEY MORAES): Diretor-presidente disse que participação do Dat na sociedade da região é fundamental
LEGENDA 3 (TIAGO PANTALEON): Para Tiago Pantaleon, manter jornal regional diário é desafiador