Amanhã, das 9 às 15 horas, a Coordenadoria Municipal de Habitação, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), promoverá um mutirão para todos os mutuários de condomínios CDHU da cidade com algum tipo de pendência, o que soma aproximadamente 4 mil titulares. O objetivo é solucionar questões documentais e de débitos, para agilizar os processos de regularização fundiária e a emissão dos documentos de propriedade para os moradores.
O mutirão acontecerá no auditório do prédio da Coordenadoria de Habitação, que fica na rua Francisco Franco, 133, no Centro da Cidade (antigo prédio da Universidade Brás Cubas). O atendimento aos mutuários será feito por funcionários da Habitação e da CDHU, que prestarão serviços como quitações, acordos, reparcelamentos, emissão de segundas vias de boletos, transferências, além de tirar dúvidas em geral. O auditório fica no pavimento térreo do edifício.
Existem, em Mogi das Cruzes, 4.640 unidades habitacionais da CDHU, divididas em 7 empreendimentos. Todos eles estão passando por regularização fundiária, numa parceria da Prefeitura de Mogi das Cruzes com o Governo do Estado, por meio do programa Cidade Legal. O único processo concluído é o do CDHU Vila Cléo, que engloba um total de 960 unidades habitacionais. Deste total, 121 famílias já receberam as escrituras, em solenidade comandada pelo prefeito Marco Bertaiolli, em janeiro deste ano. Já os demais ainda precisam saldar dívidas e/ou regularizar documentação para poderem receber as escrituras.
Em outros conjuntos CDHU, como Seki, Toyama e o de Jundiapeba, o processo também está em estágio avançado - a etapa atual cabe ao Governo do Estado. Ainda assim, é importante que as famílias já procedam com a eliminação de pendências, para que possam receber as escrituras o mais cedo possível após a conclusão das regularizações.
"O processo de regularização fundiária é complexo e demorado, mas já vencemos muitas etapas e estamos conseguindo concluir as regularizações nos conjuntos CDHU. Para a entrega efetiva das escrituras, contudo, que é o que as famílias mais desejam e a Prefeitura também, elas precisam resolver suas pendências. Por isso, esperamos que um grande número de mutuários compareça neste sábado ao mutirão", destaca a coordenadora municipal de Habitação, Chandra Vidal Costa Zadra.
Os conjuntos habitacionais da CDHU começaram a ser construídos em 1990 em Mogi das Cruzes e as entregas aconteceram entre os anos de 1995 e 2006.
Mutirão é voltado aos mutuários da CDHU com pendências documentais ou débitos