O Alto Tietê acumulou nos últimos três anos, 935 casos de sífilis. O município que teve o maior número de registros foi Suzano, com 341 casos, o equivalente a 36% das notificações da região. Em seguida, aparece Itaquaquecetuba com 268 registros e Ferraz de Vasconcelos com 129 casos. O levantamento divulgado pelo Centro de Referência e Treinamento (CRT) Aids, órgão ligado a Secretaria Estadual de Saúde, é referente ao período de 2012 a 2014.
O levantamento divulgado pelo CRT-Aids indica os casos de sífilis e os registro de sífilis congênita, quando a doença é transmitida da grávida para o filho. Nos últimos anos, a sífilis tem crescido em todo o Alto Tietê. Entre as cidades que tiveram o maior aumento nos casos de sífilis está Mogi das Cruzes que saiu de 16 registros em 2012 para 80 casos em 2014. Em seguida aparece Poá, que em 2012 teve 3 notificações e passou para 22 registros em 2014.
Salesópolis foi o município que teve o menor número de casos registrados ao longo dos últimos três anos. A cidade contou apenas com um caso da doença. Em Biritiba Mirim houve dois registros, Arujá teve oito e Guararema nove.
As secretarias municipais de saúde da região realizam testes rápidos para identificar a doença. Em Ferraz, Poá, Mogi e Suzano, o teste rápido para identificar a sífilis está disponível em todas as unidades básicas de saúde. Nestes municípios, os pacientes podem solicitar o teste diretamente nas unidades de saúde. Normalmente, os resultados saem em poucos minutos.
De acordo com a secretaria de Saúde de Mogi, "o teste leva cerca de 30 minutos e, em caso positivo, é feita coleta de sangue e a pessoa é encaminhada para tratamento". Em Suzano, a secretaria municipal de Saúde "realiza constantemente ações estratégicas de testagem e aconselhamento tanto para sífilis como HIV. Além disso, ações programáticas que objetivam alcançar um público vulnerável são desempenhadas todos os meses".
Mogi registrou ainda nove casos de sífilis em gestantes durante o 3° quadrimestre de 2015. No mesmo período, dois casos de sífilis congênita foram contabilizadas no município.