A entrega do Fórum de Brás Cubas está com dois anos de atraso. A previsão inicial era de que o novo prédio, que está sendo construído na Vila São Francisco, fosse entregue em janeiro de 2014 pelo Estado.
A demora para o governo estadual inaugurar as obras tem gerado insatisfação e preocupação, especialmente aos advogados que atuam no município.
O presidente da 17ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Mogi das Cruzes, Marcelo Inocêncio, informou que marcará uma audiência no Tribunal de Justiça (TJ) de São Paulo para pedir a celeridade na entrega do fórum.
A Secretaria Estadual de Justiça foi procurada para informar o prazo de entrega, mas não se pronunciou sobre o assunto.
Desde que foi iniciada, a obra do novo fórum sofreu diversos problemas, como a rescisão do contrato com a primeira construtora e atraso no repasse de verbas no fim de 2015. O contrato firmado em janeiro de 2013 previa que as obras fossem entregues no prazo de 12 meses. No entanto, por causa dos constantes atrasos, o contrato com a empresa foi rescindido.
Em fevereiro de 2015, a obra foi assumida pela construtora Fasul, mas problemas no repasse de verbas do governo estadual, reduziram o ritmo de trabalho. No momento, as obras estão em andamento. 
Inocêncio informou que teve uma reunião, na semana passada, com o diretor do Fórum de Mogi, o juiz Gustavo Belluzzo, e que a ideia é agendar uma audiência no Tribunal de Justiça para pedir celeridade na inauguração do prédio. "É uma novela que não tem fim. A cada seis meses existe uma nova expectativa, mas o tempo só está passando. Estive com o juiz diretor do Fórum de Mogi e discutimos a possibilidade de nos reunirmos com o TJ para tratar de um movimento ou diligência, junto ao governador (Geraldo Alckmin), para que ele se sensibilize", acrescentou. 
De acordo com o presidente, os advogados esperam há dois anos pela modernização do prédio e, consequentemente, do Judiciário. "Com este tempo daria para construir três prédios", acrescentou.
O deputado estadual Marcos Damásio (PR) apresentou um requerimento, pedindo informações sobre as obras do Fórum de Brás Cubas ao secretário estadual de Justiça, Aloísio de Toledo César. No pedido, ele solicita dados sobre o cronograma de obras e a previsão de entrega.