O lixo acumulado nas calçadas é motivo de indignação e preocupação para os moradores do Jardim Universo, em Mogi das Cruzes. De acordo com um dos reclamantes, a sujeira acumulada nas duas esquinas com a avenida Ulisses Borges de Siqueira, perto das residências, atrai ratos e insetos.
Segundo o morador Elcio Margenet, seu sogro de 82 anos e outros residentes próximos dos locais onde existe o acúmulo de lixo, o problema persiste há mais de dois meses em duas esquinas com a avenida Ulisses Borges de Siqueira. Uma esquina é da rua Santa Dionízia e outra da rua Santa Cecilia.  
"Meu sogro mora há mais de 40 anos naquela região e nunca viu a rua tão suja como está atualmente", conta Margenet, justificando que há suspeita de que os próprios moradores estejam depositando o lixo nas esquinas.
De acordo com os moradores, a prefeitura foi procurada para solucionar o problema, porém, não houve retorno. "Sabemos que a culpa não é da prefeitura, pois são os próprios moradores que jogam o lixo nas calçadas, porém, pedimos ajuda para solucionar essa situação", ressalta um dos autores da queixa, ao lembrar que, além dos ratos, corre-se risco do local ser foco do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
A reportagem entrou em contato com a administração municipal de Mogi, que em resposta afirmou que a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos conta com uma equipe do Departamento de Limpeza Pública, que já foi aos locais apontados e irá providenciar a retirada dos materiais.
*Texto sob supervisão do editor