Secretários, coordenadores e técnicos da Prefeitura de Mogi das Cruzes participaram de uma reunião de apresentação das ações de enfrentamento à pobreza, realizadas por meio do programa Família Paulista, com gestores da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social. O encontro de trabalho promovido ontem, na sala de reuniões do Gabinete, marcou o lançamento da iniciativa na cidade.
Mogi das Cruzes é um dos 28 municípios da Região Metropolitana contemplados na primeira etapa do Programa Família Paulista, que beneficiará 4,5 mil famílias mogianas que já estejam inseridas no Cadastro Único (CadÚnico), prioritariamente com renda mensal menor ou igual a R$77,00 per capita.
Durante o encontro, gestores e técnicos mapearam ações estratégicas de enfrentamento à pobreza e discutiram sobre a identificação dos bairros com famílias que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social, bem como, sobre a oferta de serviços nestas áreas. De acordo com a coordenadora do programa Família Paulista, Lígia Rosa de Rezende Pimenta, a articulação envolverá diversas secretarias e deve fazer parte das agendas estratégicas. "A principal proposta do Família Paulista é o trabalho em rede, o que já é uma realidade em Mogi das Cruzes", constatou a coordenadora, após levantamento prévio da realidade do município.
Para implantação do programa, será definida uma comissão para atuar durante 24 meses à frente das ações multisetoriais, que receberá uma capacitação específica. "Mogi das Cruzes tem avançado muito nos últimos anos, com diversas ações e investimentos importantes nas mais diversas áreas, mas ainda temos diversos desafios, sobretudo diante do extenso território e das fronteiras com outros municípios", explicou a secretária de Assistência Social, Eliana Prado Mangini.
Por meio do Sistema de Informação da Rede de Serviços de Assistência Social (IRSAS), recurso desenvolvido com exclusividade pela Secretaria Municipal de Assistência Social, os técnicos puderam conhecer detalhes dos bairros que apresentam maior vulnerabilidade social, estudando ações já existentes e também suas demandas. Entre as regiões analisadas estão Jundiapeba, Conjunto Jéfferson da Silva e bairros da Divisa como Chácara Guanabara, Jardim Piatã e Jardim Margarida.