A implantação do sistema informatizado de tablets nas viaturas da Central de Urgências Remoções e Emergências (Cure) 192, vai possibilitar que alguns tipos de medicações sejam aplicadas durante o primeiro atendimento das viaturas básicas. Atualmente, esse procedimento só é feito pelas unidades de suporte avançado (SAV). Um dos atendimentos que serão feitos pela viatura é a aplicação de glicose em pacientes com hipoglicemia. Apenas em quatro meses, foram atendidos 116 casos deste tipo.
De acordo com a coordenadora da Cure, Marly Ines Reis, o Ministério da Saúde deve autorizar o protocolo de medicalização antes que ela comece a ser ministrada pelas viaturas básicas. Os documentos devem ser enviados até a próxima semana para a Secretaria Geral de Urgência e Emergência do mistério. A medida vai evitar que a pessoa seja levada para uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para receber o atendimento, agilizando o serviço e evitando a lotação dos Pronto-Socorros.
A ideia é que outras medicações também possam ser aplicadas nos pacientes pelas viaturas básicas, como analgésicos (L.N).