As obras para a construção do túnel 2 da passagem subterrânea da Praça Sacadura Cabral, que ligará as ruas Dr. Ricardo Vilela e Hamilton da Silva e Costa, no sentido Centro-Bairro, estão com aproximadamente 40% de conclusão. O trabalho de escavação de paredes já foi concluído no trecho da Ricardo Vilela até a linha férrea e está 50% executado na outra frente de trabalho, na Hamilton Silva e Costa. A previsão é que no mês de março tenha início a escavação sob a linha férrea, pelo método não-destrutivo.
"Neste trecho com início na Ricardo Vilela até a linha férrea, estamos com 100% de conclusão das paredes diafragma e vigas de coroamento e agora estamos furando os tirantes de contenção das paredes. Já no trecho da Hamilton Silva e Costa, do outro lado da linha, as paredes diafragma estão 50% concluídas e estamos aguardando a liberação da área do posto de gasolina para iniciar a colocação das estacas", destaca o secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, João Francisco Chavedar, acrescentando que a próxima etapa, após a conclusão desses dois trechos, é a escavação sob a linha férrea.
O trecho de obras sob os trilhos será feito pelo método não-destrutivo e é a etapa mais complexa dos trabalhos, uma vez que a circulação dos trens não será interrompida. Nesta fase, serão escavados 60 centímetros de solo por dia, em um trecho total de 40 metros. A expectativa, portanto, é que ela leve pouco mais de 60 dias para ser concluída.
O túnel 2 deve ser entregue entre os meses de agosto e setembro, o que vai permitir a devolução à população das praças Sacadura Cabral e Oswaldo Cruz. "As obras estão absolutamente dentro do prazo e estamos até um pouco acima das expectativas em termos de andamento. Não tivemos nenhum percalço, como chuvas muito fortes que inviabilizaram a continuidade da obra, portanto a meta é entregar esse primeiro túnel juntamente às comemorações do aniversário da cidade neste ano", conclui o secretário.
A Prefeitura e o consórcio responsável pelo trabalho também já iniciaram os primeiros passos para o início do tunel 1. A avenida Governador Adhemar de Barros foi interditada no trecho entre as ruas Tenente Manoel Alves dos Anjos e Presidente Campos Salles, ao lado do Terminal Central, desde o dia 7 de dezembro. E nesta semana os dois guindastes que estavam na rua Dr. Ricardo Vilela já foram levados para este trecho.
Com a transferência do maquinário, já começaram a ser construídas as muretas-guias do futuro túnel, que ligará as ruas Cabo Diogo Oliver e a Adhemar de Barros, com previsão de entrega em dezembro de 2017. Os trabalhos seguirão a mesma sequência obedecida na Ricardo Vilela.