O prefeito de Ferraz de Vasconcelos, José Izidro Neto (PMDB) comandou uma reunião realizada na manhã de ontem, em seu gabinete, para acelerar a finalização dos trabalhos para a inauguração Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), construído no bairro Cidade Kemel, na região da Vila Santa Margarida. Participaram do encontro secretários municipais e representantes de várias pastas da Administração Municipal ligadas diretamente ao empreendimento. "Vamos nos empenhar para inaugurar o CEU até a primeira quinzena de março deste ano", adianta Izidro.
O local terá num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, além de práticas esportivas e lazer, oferecendo atividades gratuitas a crianças, jovens e adultos. Com investimentos de R$ 2,7 milhões, o projeto é fruto de convênio entre a municipalidade ferrazense e o Ministério da Cultura, do governo federal construído no número 700 da rua Francisco Sperandio. O espaço esportivo e cultural faz parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), no eixo Comunidade Cidadã.
O espaço vai beneficiar não apenas os moradores do bairro Cidade Kemel, mas, também da Vila Jurema, Jardim Débora, Jardim Malfi, Jardim São Lázaro, Jardim Freire, Jardim São Fernando, Vila Santa Margarida e do Jardim Luiz Mauro.
O CEU foi construído num terreno de 700 metros quadrados doado pela Prefeitura de Ferraz. O prédio tem cinco andares - térreo e mais quatro pavimentos. Todos têm três banheiros (feminino, masculino e para portadores de necessidades físicas), vestiários, além de copa. O térreo será destinado a cursos de dança e de expressão corporal, bem como o primeiro pavimento, que tem cinco salas de aula.
O segundo andar também conta com cinco salas, sendo duas propícias para aulas, duas para oficinas e um telecentro, que tem como objetivo a inclusão de jovens no mundo digital. Profissionais capacitados vão ministrar oficinas neste espaço, possibilitando, assim, que adolescentes carentes do município tenham o primeiro contato com o computador. O terceiro piso vai contemplar três salas, que serão ocupadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), além de uma sala multiuso, almoxarifado e sala de reunião.