Com um investimento de R$ 26 milhões, a Prefeitura de Mogi das Cruzes dará início, nos próximos dias, a uma grande obra de saneamento, ao implantar, no Botujuru, redes de coleta de esgoto com sistema de tratamento (está em fase de projeto executivo e implantação do canteiro de obras). Este investimento elevará para 95% o total de detritos coletados e para 66% o tratamento, reduzindo a poluição no Rio Tietê. Os trabalhos também atendem César de Souza e a previsão é de que sejam concluídos no final deste ano.
O Botujuru é o último grande bairro de Mogi das Cruzes que não conta com esgotamento sanitário, mas com as obras passará a ter 100% de coleta e tratamento. No total, os serviços beneficiarão 35 mil pessoas, sendo 20 mil em César de Souza e 15 mil no Botujuru.
Serão instalados 45 quilômetros de redes de esgoto, três estações de bombeamento, 2.760 ligações prediais, 3,5 mil novas ligações prediais após o término da obra, 4 quilômetros de linhas de recalque (que conduzem o esgoto da parte baixa para a parte alta do bairro) e 4,5 quilômetros de coletores-tronco.
Já em César de Souza haverá a construção de uma estação de bombeamento, 1,5 quilômetro de linhas de recalque e 7,5 quilômetros de coletores-tronco.