A Prefeitura de Mogi das Cruzes vai inaugurar, até o fim do ano, mais seis unidades de saúde em diversos bairros da cidade. A Unidade Básica de Saúde (UBS) de Brás Cubas será a primeira. Em seguida, aparece a UBS da Vila Lavínia, que é uma das maiores criadas pela administração municipal. O Centro de Reabilitação e Fisioterapia, em Brás Cubas, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Kaoru Hiramatsu, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps-AD), na Vila São Francisco, e o Centro de Bem-Estar Animal, em César de Souza, serão as outras. O cronograma foi apresentado pelo prefeito Marco Bertaiolli (PSD) durante inauguração da unidade do Programa de Saúde da Família (PSF), no Jardim Planalto.
O PSF do Jardim Planalto vai atender inicialmente mil famílias, mas sua capacidade total é para três mil famílias. "Se compararmos a saúde pública de Mogi com qualquer outra cidade do mesmo porte, vamos verificar que Mogi avançou muito. Esta é a 27ª unidade que construímos em 7 anos de governo. Entre elas, tem obras que se destacam, como a Unica (Unidade Clínica Ambulatorial), o Hospital Municipal de Mogi, o Laboratório de Análises Clínicas, administrado pelo Albert Einstein, e a UPA do Rodeio", destacou Bertaiolli.
Com as seis novas unidades que serão entregues até dezembro, Mogi passará a contar com 67 prédios da saúde. "Inauguramos dezenas de UBSs e PSFs. A saúde em Mogi é administrada pelo SIS (Sistema Integrado de Saúde). Temos o telefone 160 à disposição da população para oferecer serviço e unidades de qualidade, como o novo PSF do Jardim Planalto", acrescentou.
O secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis, informou que o PSF do Jardim Planalto ajudará a desafogar os Pronto-Socorros da região. Ele destacou que os PSFs são importantes para prevenir o surgimento de doenças e para controlá-las, como nos casos de diabetes e hipertensão. "Este PSF conta, por exemplo, com seis pontos de inalação, isto significa que, no período de inverno, as crianças poderão se tratar aqui e não será necessário se deslocar para outros locais. Vamos reinaugurar a UBS de Brás Cubas, a UBS da Vila Lavínia e a UPA da Kaoru. Com esta rede, reduziremos a lotação da UBS do Jardim Universo, que hoje realiza 10 mil atendimentos no Pronto-Socorro", esclareceu.