Ao longo do ano de 2015, as campanhas e projetos sociais desenvolvidos pelo Fundo Social de Solidariedade de Itaquaquecetuba (FSSI) beneficiaram cerca de 3 mil famílias do município, que se encontram em situação de vulnerabilidade social e de baixa renda.
Com apoio do Poder Público e da sociedade civil, a entidade oferece atendimento imediato às pessoas carentes de janeiro a dezembro, com doações de roupas, mantimentos, fraldas, cadeiras de roda e enxovais para bebês, de acordo com a necessidade de cada cidadão no momento.
Presidido desde 2013 pela assistente social e primeira-dama Joerly Nakashima, o Fundo Social mais uma vez realizou a tradicional Campanha do Agasalho e contribuiu com as ações do Natal Solidário. Durante a arrecadação de roupas, aproximadamente 2 mil famílias foram atendidas com cerca de 60 mil peças, doadas em pelo menos 27 bairros da cidade. Já no Natal Solidário foram doados cerca de 4 mil brinquedos para crianças atendidas nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), bem como a oferta de um dia de diversão com várias atividades no Parque Municipal Ecológico.
Este ano, o órgão também doou aproximadamente 600 cestas básicas. Deste total, 35 foram destinadas mensalmente para as famílias de pacientes atendidos no Serviço de Assistência Especializada (SAE) da Prefeitura de Itaquá; as demais foram distribuídas durante as ações sociais de doações de roupas para famílias de baixa renda e em situação de vulnerabilidade, que fazem parte das atividades desenvolvidas pelas associações de bairro atendidas nesse projeto.
Além disso, o Fundo Social desenvolveu projetos que visam à capacitação e geração de renda para os moradores da cidade, disponibilizando gratuitamente para os interessados oficinas de corte e costura, manicure e pedicure, artesanato, pintura em tecido, panificação, assim como de designer de sobrancelhas e depilação. Ao longo do ano 591 pessoas ganharam uma oportunidade para se recolocar no mercado de trabalho por meio do FSSI. Para 2016 a expectativa é ampliar o número de vagas e conseguir levar esse projeto para outros bairros.
"Trabalhamos muito em 2015 e, com certeza, 2016 também será um ano muito produtivo. Só posso agradecer a Deus, aos nossos colaboradores e aos nossos parceiros por toda a contribuição neste ano. Sem eles não teríamos conseguido ajudar tantas famílias do nosso município", comentou Joerly.