Após matéria veiculada ontem sobre o Instituto Nacional de Amparo à Pesquisa, Tecnologia, Inovação e Saúde (INTS), que realiza serviços de saúde nos postos de Estratégia em Saúde da Família (ESF) e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Suzano, a reportagem conseguiu entrar em contato com a empresa, que trouxe mais informações acerca da situação da entidade no Espírito Santo.
O INTS afirma não existir nenhuma ação tramitando no Tribunal de Justiça do Espírito Santo, mas sim uma representação da Prefeitura da Serra e do Ministério Público de Contas no Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo. Tal representação é na esfera administrativa, e apesar de ainda não ter sido julgada, a empresa mencionou que o TCE já se pronunciou no que diz respeito ao processo licitatório, isentando o INTS.
Segundo o gerente geral do instituto, Alan Kertzman, o que aconteceu foi que a prefeitura fez a licitação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que ainda estava em obras, e após a licitação exigia cinco dias para início da operação. O INTS recebeu a unidade inacabada e sem qualquer estrutura para operar.
Ele alega que a Prefeitura da Serra também não cumpria com as obrigações financeiras. "A prefeitura pagou menos de 50% dos valores obrigatórios por contrato no período que o INTS esteve à frente da gestão da UPA".
A empresa informou ainda que todas as obrigações contraídas pela operação da UPA da Serra foram quitadas. Em função disso a empresa está movendo uma ação contra a prefeitura local, para a cobrança desses valores.
Sobre o fim do contrato entre Serra e o INTS, Kertzman disse que foi o próprio instituto quem solicitou a extinção por decisão unilateral, pois não havia condições de sustentar o serviço.
Suzano
Quanto ao trabalho em Suzano, o INTS garante que "presta um serviço de excelência e cumpre com suas obrigações". "A chegada do INTS a Suzano trouxe uma nova gestão e novos serviços, tais como tablets para todos os agentes comunitários, facilitando o trabalho e o atendimento à população, além de um sistema de informatização que passou a permitir o agendamento dos atendimentos. Isso sem falar dos projetos sociais, como o 'INTS Alegria', que faz o atendimento odontológico de crianças nas escolas púbicas, realiza palestras, escovações monitoradas, distribuição de kits de higiene bucal, entre outros", explicou Kertzman.