A torcida Tricolor Independente do São Paulo Futebol Clube informou que vai arcar com os custos dos estragos causados no estádio municipal Francisco Ribeiro Nogueira, a arena Nogueirão. O anúncio foi confirmado pelo presidente da Independente, Henrique Gomes. Ele afirmou que representantes da organizada irão se reunir na próxima semana com o prefeito Marco Bertaiolli (PSD) para tratar do assunto. Na terça-feira, Bertaiolli anunciou que notificou judicialmente o São Paulo Futebol Clube pelos danos da arena Nogueirão. Na ocasião, ele disse que o prejuízo para a administração municipal chegou a R$ 68.896,67.
A diretoria da torcida organizada havia publicado uma nota em uma rede social (texto original ao lado) sobre os prejuízos registrados na arena Nogueirão no último dia 17, durante partida do São Paulo e Rondonópolis, pela quarta fase da Copa São Paulo de Futebol Junior. Na nota, a torcida isenta o clube paulista. "A torcida Independente tem total responsabilidade do incidente ocorrido em Mogi das Cruzes. Amanhã (ontem) entraremos em contato com a prefeitura da cidade de Mogi. Parcelaremos essa dívida e isentamos o São Paulo Futebol Clube de qualquer culpa ou punição".
Por telefone, o presidente da Independente informou que a torcida vai se responsabilizar pelo prejuízo que foi apontado pela prefeitura, e disse que os torcedores que foram identificados cometendo os atos de vandalismo já foram expulsos da organizada. "Estamos assumindo o erro, nossa assessoria está marcando uma reunião com a prefeitura", disse Gomes, presidente da Independente.
Apesar da Independente ter assumido a culpa pelos atos de vandalismo, Gomes ressaltou que o próximo passo será exigir explicações da Federação Paulita de Futebol pela - segundo ele -falta de logística da entidade para a realização da partida. "Queremos explicações da FPF sobre o motivo de colocar um jogo do São Paulo em um estádio com uma única entrada e saída. Precisamos saber porque houve a mudança de estádio, pois tínhamos um público de 10 a 15 mil torcedores e fomos para um estádio com capacidade de apenas 7 mil. A FPF sabia muito bem disso", disse.
Em nota, a Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos informou que "no entender do município, a responsabilidade sobre os fatos ocorridos no dia 17 de janeiro, no estádio municipal Francisco Ribeiro Nogueira, é solidária entre a Federação Paulista de Futebol (FPF), o São Paulo Futebol Clube e a torcida Independente. Assim, o pagamento dos prejuízos causados pelos torcedores pode ser feito por qualquer uma destas partes ou pelas três em conjunto. Sobre o posicionamento da torcida Independente, manifestando o interesse de pagar pelos prejuízos, aguardamos um contato oficial da torcida para tratar do tema".