Passados dois meses desde que o Dat denunciou a falta de limpeza pública em Suzano, até mesmo no centro, a situação de abandono e sujeira continua, sendo que nem mesmo uma simples varrição foi feita em pontos mais críticos, como a avenida Brasil, em especial embaixo do viaduto Ryu Mizuno.
No local, lixo, entulho, folhas secas, embalagens plásticas, móveis velhos, pneus e mendigos dividem o mesmo espaço, que está localizado bem na entrada da cidade.
O motorista ou pedestre que chega a Suzano tem como cartão de visita uma via esburacada, coberta de lixo e sem qualquer cuidado por parte do Poder Público.
O cenário reflete a atenção dada ao município como um todo, já que só 15 garis são responsáveis pela limpeza de todas as vias públicas de Suzano, inclusive nos bairros. O serviço de capinação, tão importante quanto o de varrição, está completamente suspenso e sem previsão de voltar, tornando o caso ainda mais grave.
Conforme o Dat apurou, a empresa Pioneira Saneamento, responsável pelas duas atividades, está com os pagamentos atrasados, e por isso, reduziu os serviços prestados e o quadro de funcionários. No ano passado, mais de cem pessoas foram demitidas. Além da sujeira, um grande buraco, resultante da falta de tampa de um bueiro, coloca em risco a vida de crianças e adultos, já que a profundidade é grande e no local não existe qualquer sinalização que evite quedas.
Licitação
O contrato da Pioneira Saneamento com a administração pública termina no próximo mês de março. O processo licitatório para a contratação de uma nova empresa que prestará os serviços de limpeza e de coleta e destinação do lixo foi suspenso pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) no dia 14.
Há quatro meses, a Justiça já havia cancelado a licitação para essa mesma finalidade. O custo é estimado em R$ 60 milhões.
Segundo o Executivo, o atual contrato com a Pioneira foi assinado em 2010 e, desde então, foram feitas prorrogações. Mensalmente, os cofres públicos municipais destinam R$ 1,8 milhão para que a empresa preste o serviço.
Prefeitura
Questionada pela reportagem, a administração municipal não informou quando reabrirá a licitação e se limitou a dizer  apenas que "já está programada manutenção da avenida Brasil. O trabalho deve ser realizado no próximo mês".