A partir deste ano, 32 mil estudantes da rede municipal de ensino contarão com uma nova disciplina na grade extracurricular: A História de Mogi das Cruzes. Trata-se da lei 7.118/16, de autoria do vereador Juliano Abe (PSD), que prevê a inclusão do conteúdo em 115 escolas da cidade já neste primeiro semestre.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação, as unidades de ensino e as equipes escolares serão devidamente orientadas durante o período de planejamento previsto para ocorrer entre os dias 3 e 5 de fevereiro.
As escolas de período integral serão as primeiras a inserir a nova disciplina na grade. Nas demais escolas, o conteúdo será incluído "dentro da programação regular das aulas na parte diversificada do currículo".
A lei foi sancionada na última terça-feira e a História Municipal vai ser ministrada para 32.049 estudantes do 1º ao 9º anos. A Secretaria de Educação explicou que o tema será trabalhado de acordo com a faixa etária e com o ano em que o aluno está matriculado, porém, as creches não serão trabalhadas neste primeiro semestre.
O vereador Juliano Abe, que criou a propositura, afirma que a nova disciplina é importante para a formação do estudante. "Esperamos que desperte nesse pequeno cidadão o quão necessário é a valorização do patrimônio histórico do município. Assim eles vão saber de onde vieram e é importante para que valorizem suas raízes e a história. O objetivo é esse", disse. "Não saber as cores das bandeiras e nem o hino de Mogi é desprestigiar a história".
O parlamentar destaca no projeto que o município mogiano conta com um extenso acervo histórico e a importância de ressaltar que a cidade conta com historiadores que podem auxiliar na tarefa de repassar os conhecimento dessa disciplina aos estudantes do ensino fundamental. "Mogi é uma das cidades mais antigas do Brasil. Muitos mogianos foram enviados para as guerras. O município faz parte da história do País", afirmou.