O atendimento da Central de Urgências Remoções e Emergências (Cure) 192 passou a contar com uma nova tecnologia para atender os pacientes. Desde outubro, um sistema implantado no serviço para dar mais agilidade e precisão no atendimento está em testes e agora, por fim, será efetivado. Ao todo, 15 viaturas contam com um tablet que possui tecnologia que permite o contato em tempo real das equipes com o médico regulador, que atua na sede da Cure, no Shangai. A Prefeitura de Mogi das Cruzes investirá R$ 13 mil por mês para manter o sistema.
A Cure é responsável pelas ambulâncias municipais, viaturas do Consórcio Regional de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Cresamu) e resgate do Corpo de Bombeiros. De acordo com a coordenadora da Cure, Marly Inês Reis, com o novo sistema o atendimento aos pacientes ficará mais ágil. "Todas as viaturas do Samu regional mais quatro do município estarão dotadas dos tablets. Com o tempo pretendemos estender para todas", disse.
A coordenadora esclareceu que atualmente todo o procedimento realizado pelas equipes de resgate são documentadas em planilhas de papel. O consumo diário de sulfite é de 4 a 5 pacotes. "Agora, quando a equipe chega ao local, ela faz a aferição dos dados apenas com um clique no tablet. Nosso médico regulador observa tudo em tempo real. Este sistema vem agilizando bastante o atendimento, pois antes tudo era passado por rádio e, às vezes, várias equipes queriam falar com o médico e tinham que formar uma fila. Hoje, ele vê tudo pela tela", destacou.
O sistema é uma parceria com uma empresa de software e o contrato de R$ 13 mil prevê a assistência técnica e manutenção tanto do programa quanto dos tablets. Como funciona com sistema 4G, nas áreas em que não há cobertura de Internet , o contato com a central ainda será feito por meio de rádio. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis, cerca de 10% a 20% dos casos atendidos são em locais onde não existe sinal. Essa áreas estão sendo monitoradas pela Cure.
O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) afirmou que o Samu de Mogi apresenta qualidade superior em relação aos outros consórcios. "A implantação do tablet fez com que qualquer paciente atendido esteja em sintonia com o médico regulador. Quando a pessoa chegar à unidade hospitalar ela já estará medicada", disse.
Atendimentos
Durante apresentação do novo sistema, Bertaiolli apresentou o balanço de atendimento realizado pela Cure em 2015. Em 12 meses, foram realizados 71.653 atendimentos, nos quais 34.259 apenas pelo Samu. O tempo resposta para o atendimento dos casos de urgência e emergência em dezembro, foi de 12 minutos. Este valor é válido tanto para atendimento na região central quanto em locais mais distantes. Desde que o novo sistema foi implantado, 18.516 atendimentos foram registrados.
Integração
No momento em que o novo sistema estava sendo apresentado pelo prefeito, a Cure recebeu um chamado para o atendimento de queda de altura em Guararema. Neste caso, a ambulância que atende a cidade foi encaminhada para prestar o primeiro atendimento enquanto a base enviava a ambulância avançada, que fica em Mogi. O paciente foi levado para a Santa Casa de Guararema, onde foi estabilizado e levando pelo resgate avançado para o Hospital Luzia de Pinho Melo, que já havia sido alertado pela Cure sobre o caso. "É essa integração que é importante e esta é a vocação do Luzia, atender casos de média e alta complexidade", afirmou Bertaiolli.