Sancionada
O governador Geraldo Alckmin sancionou a Lei 16.096, de 12 de janeiro de 2016, de autoria do deputado André do Prado (PR), que torna o Centro Educacional Jabuti, de Mogi das Cruzes, como de utilidade pública estadual. A Lei foi publicada no Diário Oficial do Estado.
Serviços
O parlamentar comemorou a sanção do governador, uma vez que a entidade mogiana, segundo ele, "presta relevantes serviços voltados à promoção humana e social de crianças e jovens, com atividades assistenciais, pedagógicos e cultural". "Fico muito feliz em poder contribuir com a entidade. Agora, com este título, a entidade poderá receber recursos estaduais o que propiciará aumentar o atendimento as crianças e jovens", ressaltou o parlamentar.
Jornada
O Centro Educacional Jabuti foi constituído em 4 de junho de 200. A sede fica na avenida Brasil, nº 463, Mogi Moderno, e atualmente é presidido Valter Estevão Eitler. A entidade atua junto a instituições que se dedicam ao bem-estar de menores (creches, abrigos, centros de apoio social, psicológico e psicopedagógico) em regime de "jornada ampliada", oferecendo oficinas diversas às crianças e adolescentes nos horários complementares aos da escola, apoio psicopedagógico e suporte às famílias dos assistidos.
Economia
Já o projeto do deputado estadual Marcos Damasio (PR), que estimula a economia de água com a implantação de sistema de captação de água da chuva nos prédios de órgãos públicos estaduais, ainda aguarda para ir ao plenário da Assembleia Legislativa. A proposta foi aprovada em 15 de dezembro pela Comissão de Finanças Orçamento e Planejamento (a terceira e última etapa de avaliação) e está pronto para a Ordem do Dia, podendo entrar em votação já nos próximos meses.
Novos projetos
De acordo com o texto, todos os novos projetos arquitetônicos para edificação e os de reforma deverão incluir a instalação de reservatórios/cisternas para captação da água de chuva, para fins de economia, sustentabilidade e preservação do meio ambiente. A água coletada será utilizada para limpeza de espaços físicos diversos, jardinagem e também reaproveitamento nas descargas dos sanitários.
Estado
"O governo também tem de fazer a sua parte e dar exemplo de economia e melhor aproveitamento deste recurso. Imagine o quanto o Estado já estaria economizando se este sistema já estivesse em uso. Temos de pensar em ações viáveis e sustentáveis", avaliou o parlamentar republicano.