Os comerciantes de Poá que sofreram prejuízos nas enchentes do ano passado terão o ressarcimento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2015. O anúncio foi feito ontem pelo secretário Municipal da Indústria e Comércio, Ângelo Biancolin, durante a reunião com os proprietários de lojas que foram afetadas com o temporal deste fim de semana. Na ocasião, o chefe da pasta apresentou a proposta que prevê uma linha de crédito com taxa zero para que todos tenham recursos para recomeçar.
Para os comércios atingidos pelo alagamento do último sábado, uma proposta de isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) também está sendo estudada, segundo adiantou Biancolin. "Os comerciantes serão ressarcidos. Essa é uma lei que existe e será devolvido para os proprietários", garantiu. "São 166 processos do ano passado. Destes, só oito foram bonificados. O restante não foi. Agora a prefeitura vai bonificar".
O secretário ainda destacou que para os comerciantes serem isentos do IPTU deste ano, é necessário que apresentem a planilha com os prejuízos que tiveram. As perdas materiais colocadas no relatório terão de ser comprovada com notas fiscais ou fotos. No entanto, muitos comprovantes foram perdidos na enchente. O secretário garantiu que a pasta vai ajudar esses comerciantes na emissão da segunda via de notas fiscais. "O prefeito deu essa notícia ontem (terça-feira). Ele já pediu para que a Fazenda dê essa informação e assim possa ser cumprido esse detalhe que ficou em aberto no ano passado", adiantou. "Esse ano ainda não tenho os números, falta muita gente para reclamar. Se eles não reclamarem, não tem como dar essa bonificação. Então quanto antes isso chegar as minhas mãos, mais rápido eles serão beneficiados", afirmou.
Crédito
Durante a reunião, Ângelo Biancolin voltou a falar da possibilidade de conseguir uma linha de crédito com isenção de taxas por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). "O problema maior é que as reuniões que eu tentei fazer, entre ontem e hoje, buscávamos os números para que possamos fazer um levantamento. Eu consegui, hoje (ontem), a maioria desses materiais para que eu possa, amanhã (hoje), levar essa planilha com os dados ao BNDES", explicou o secretário.