Uma celebração a São Sebastião, padroeiro de Suzano, levou 2 mil fiéis à procissão realizada na cidade, na tarde de ontem. Uma missa foi celebrada pelo pároco Ademir Andrade de Sá. As festas em homenagem ao santo tiveram início em 11 de janeiro e término ontem. Houve ainda a tradicional distribuição do bolo benzido pelo padre.
A missa teve início às 16 horas. Às 17h30, os católicos seguiram cantando e rezando pelas ruas centrais da cidade com a imagem do padroeiro. A procissão seguiu pela rua Benjamin Constant até a Portugal Freixo, onde os fiéis tiveram acesso à rua General Francisco Glicério e retornaram à Igreja Matriz pela parte central da praça, onde foram distribuídos 1,4 mil pedaços de bolo abençoado aos fiéis.
A dona de casa Terezinha de Oliveira Pinto, de 60 anos, também acompanhou a missa e acredita que este é o momento de agradecer a São Sebastião pelas graças concedidas. "Para nós, católicos, essa é uma data muito importante, pois ele faz milagre todos os dias em nossas vidas, ainda mais diante da situação em que o País se encontra", disse.
O aposentado Paulo Gabriel, 68, também é devoto do padroeiro da cidade. "São Sebastião é uma figura importante, pois é o símbolo da luta. Temos que celebrar a data e aproveito para pedir a coragem que ele teve".
E para quem já presenciou um milagre do santo, a data tem um significado ainda mais relevante, como é o caso da dona de casa Severina Soares Cecílio, 76. "Eu estava à beira da morte quando era criança e, enquanto minha mãe pedia um milagre a São Sebastião, ela foi atendida, eu me curei e cresci forte e saudável", lembrou a devota, que fez questão de agradecer ao santo durante a missa.
A professora aposentada Elisabeth Mello, 67, lembrou da história do padroeiro: "São Sebastião foi um soldado muito perseguido pelos imperadores de Roma, por ser cristão. Até que um dia ele recebeu flechadas", contou. "Essa é uma celebração muito importante para unir o povo e ver que Deus ainda existe".
O diácono Dercides de Izidoro afirmou que, neste ano, a mensagem que a igreja deixa para os fiéis é sobre a misericórdia. "O papa disse 'sedes misericordiosos como meu pai que está no céu é misericordioso'", finalizou.