Já está disponível nos cartórios do Alto Tietê o Sistema de Atendimento a Deficientes Auditivos. Disponível em todas as unidades do Estado de São Paulo, desde o último dia 18, o software tem por objetivo atender as necessidades deste público-alvo, bem como as determinações da lei n°13146/15, que regulamenta a prestação de serviços às pessoas portadoras de deficiência.
O novo sistema, que é uma iniciativa da Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (Anoreg/SP), integra o atendimento presencial no cartório a um intérprete de libras que estará disponível por teleconferência. O serviço será acionado pelo próprio atendente do cartório, que por meio de um login e senha, entrará em contato com o intérprete para que o mesmo faça a intermediação do atendimento via internet.
Para o tabelião Arthur Del Guércio Neto, que mantém um cartório na Vila Virgínia, em Itaquaquecetuba, a medida além de trazer mais independência ao deficiente auditivo, também promove a inclusão social. "O atendimento à pessoas com deficiência auditiva sempre foi uma preocupação e, por isso, até contamos em nossa equipe com pessoas que possuem uma noção básica de libras. Mas essa adequação que passou a valer para todos os cartórios é extremamente importante. A disponibilização dessa ferramenta oferece ao deficiente auditivo independência para resolver suas pendências, ele passa a ter acesso a todos os serviços que são oferecidos, podendo ele mesmo fazer o que for preciso, sem depender de terceiros", disse.
Neto destaca ainda que a iniciativa é uma demonstração da preocupação do setor em relação à promoção da inclusão social e ao aperfeiçoamento do atendimento para melhor atender os cidadãos. "O novo sistema demonstra o comprometimento social por parte dos cartórios. Por muito tempo esses estabelecimentos passaram a ser vistos como algo ultrapassado. No entanto, ações como essa e muitas outras já realizadas pela categoria, mostram justamente que hoje eles estão a um passo a diante. Está havendo a inserção de novas tecnologias, justamente para aprimorar o atendimento e garantir também mais acessibilidade e isso acaba servindo como um modelo a ser seguido pelos demais órgãos prestadores de serviços", comentou.
A mesma opinião é compartilhada pelo oficial do Cartório Civil de Taiaçupeba, em Mogi das Cruzes, tabelião Luís Ramon Alvares. "É uma ferramenta importante , que promove um amplo acesso aos usuários. Mais uma vez os cartórios saem na frente em relação à busca por melhores condições de atendimento", avaliou.