A primeira parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Poá vencerá no dia 20 de março. A entrega dos mais de 33 mil carnês começará no próximo dia 18. O contribuinte que pagar o tributo por meio da parcela única receberá desconto de 5% no valor total. O edital com as informações sobre a cobrança foi publicado ontem pela prefeitura.
De acordo com o documento, os carnês, que estão sendo emitidos no momento, serão entregues pelos Correios e terão a última parcela cobrada em 20 de dezembro. O pagamento deverá ser feito nas redes bancárias. Após a data do vencimento, o valor será recebido somente nas agências do banco Santander e diretamente na prefeitura.
A administração municipal estipulou o prazo de 20 dias, contados a partir do recebimento do carnê do IPTU, para o morador apresentar sua reclamação em relação ao valor cobrado. Aqueles que, por acaso, não receberem o tributo, deverão retirá-lo no Paço Municipal. O atendimento será feito no Departamento de Tributos Imobiliários, de segunda a sexta-feira, no horário das 9 às 15 horas para solicitação da 2ª via ou diretamente no site www.prefeituradepoa.sp.gov.br.
Reajuste
O IPTU de Poá sofreu um reajuste de 9,9% neste ano. Segundo decreto publicado em dezembro, trata-se de uma "atualização monetária", que leva em consideração o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ficou em 9,93% acumulado no último ano. 
A Câmara de Poá aprovou, no início do mês, o projeto de lei que prevê isenção do IPTU e da Taxa de Lixo de 2016 para os imóveis que foram atingidos pela enchente no último dia 9. Apesar disso, a prefeitura afirmou não ter informações ainda sobre esse benefício, nem quando a lei que determina a isenção entrará em vigor no município.