A transferência dos empreendedores de rua que atuam na avenida Mariano Souza Mello, ao lado do Hospital Luzia de Pinho Melo, no Mogilar, ficará para a próxima semana. A mudança das barracas e dos trailers para a rua José Meloni estava prevista para ocorrer até o fim desta semana, mas problemas com a ligação de energia no novo ponto atrasaram a transferência. De acordo com o secretário municipal de Segurança, Eli Nepomuceno, a EDP Bandeirante deve efetuar o trabalho nos próximos dias. A mudança gerou insatisfação nos comerciantes.
A mudança das barracas para a rua oposta ao hospital gerou criticas dos comerciantes que atuam no ponto. De acordo com a empreendedora Thaís Aparecida Santos Nascimento, de 31 anos, o novo endereço proposto pela Prefeitura de Mogi é inseguro. "Cheguei a ficar um tempo na rua José Meloni, mas meu trailer foi roubado e levaram tudo. Fica muito complicado para a gente, pois temos essa barraca há 25 anos e ela sempre esteve neste endereço. Quando falaram que teria essa mudança, sugerimos que fossemos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou a Santa Casa, mas não aceitaram. Na José Meloni passa muito ônibus e caminhões", afirmou.
O empreendedor José Roberto dos Santos, 40, avaliou que o movimento de clientes será menor com a transferência. "Essa mudança será péssima. Parte dos nossos clientes são os funcionários do hospital que têm 15 minutos para comer. Passamos os lanches para eles pela grade, mas eles não irão no novo ponto. A rua é de paralelepípedo, então com chuva ela vai ficar escorregadia e perigosa", avaliou.
O empreendedor Fabiano Aparecido dos Santos, 33, pediu que mudanças sejam realizadas para atender melhor os ambulantes. "Trabalhamos 24 horas por dia e precisamos de estrutura. Já que a Prefeitura está disposta a ajudar com a implantação de energia elétrica e água, eles podiam colocar o estacionamento na rua José Meloni. Com o estacionamento, o fluxo de pessoas aumenta e nossas vendas também. Eles podiam fechar a José Meloni ou deixar mão única", disse.
Nepomuceno informou que a Prefeitura pediu prioridade para a EDP Bandeirante na ligação da energia individual para as barracas. Ele avaliou que até a próxima semana o trabalho seja concluído.
Sobre a falta de segurança, o secretário afirmou que a rua José Meloni possui calçadas largas e que as vendas podem ser feitas com segurança. A iluminação pública também já foi avaliada.
Em relação à criação do estacionamento ou mudança da direção da rua José Meloni, Nepomuceno disse que levará a proposta à Secretaria Municipal de Transportes para que estudos sejam realizados.