Mogi das Cruzes registrou mais dois novos casos de febre chikungunya, um na Vila Oliveira e outro no Jardim Nove de Julho. Com isso, o número de pessoas infectadas pela doença chega a seis no município. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, todos os casos são importados, ou seja, não foram adquiridos dentro da cidade. A administração municipal tem realizado um trabalho intenso nos últimos dias para vistoriar casas e retirar focos do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, febre chikungunya e o vírus zika.
Todos os dias são vistoriados uma média de 250 imóveis no município. Na última sexta-feira, a Prefeitura realizou um mega mutirão que vistoriou 13,9 mil casas na cidade, o que representa cerca de 10% do município. Durante a ação, foram distribuídos panfletos para conscientizar a população sobre o risco da proliferação do mosquito. Os voluntários também entraram nos imóveis e identificaram os focos do Aedes aegypti. Ao todo, 34 bairros foram visitados durante o mutirão. Mais de 17 mil panfletos foram entregues e e 1,3 mil cartazes distribuídos.
Nos próximos dias, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde, vão continuar realizando o trabalho de rotina, com a vistoria nos imóveis, monitoramento de pontos estratégicos, que tem grande risco de proliferação do mosquito, além de imóveis que tem grande circulação de pessoas. Atendimentos de denúncias e outras solicitações também serão feitos, assim como a nova Avaliação de Densidade Larvária (ADL) em janeiro.
Para estimular a população no combate ao Aedes, agentes do Núcleo de Controle de Vetores irão distribuir selos aos moradores, que no momento da vistoria, tenham ausência de possíveis criadores. A principal dificuldade encontrada pela Prefeitura é conseguir vistoriar todos imóveis, já que em 35% das casas visitadas não havia morador para receber as equipes. A administração municipal ressaltou que a receptividade dos mogianos tem sido boa.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os focos do mosquito são encontrados principalmente em recipientes móveis, como vasos, regadores, baldes, potes e pratos de plantas.