O vazamento de uma adutora localizada na esquina das ruas Caboclos e Ruth, na Vila Urupês, prejudicou o abastecimento de água em diversos bairros e também na área central de Suzano, da noite de anteontem até a tarde de ontem.
Moradores chegaram a compartilhar fotos na página de uma rede social de uma válvula vazando água na Marginal do Una, nas proximidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), acreditando que o problema tivesse relação com o corte d'água em vários lugares do município. A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) confirmou que a válvula realmente tem ligação com o vazamento da adutora e, por isso, também foi afetada. As causas do incidente, no entanto, não foram divulgadas.
O corte no fornecimento de água começou, segundo os entrevistados, já na terça-feira. A fotógrafa Aline Reiko Kushioyada, de 22 anos, contou que mora na Cidade Edson e que a falta de água no bairro é frequente. "Só que desta vez acabou ontem (anteontem) e até agora não voltou", disse, pouco tempo antes do abastecimento ser normalizado.
Para driblar o transtorno, ela e a família recorrem à medidas de economia, tomando banhos mais rápidos, juntando mais roupas para lavar de uma só vez e guardando a água da lavagem para reúso. Ela também criticou quem não se importa com o uso racional da água, lavando o quintal ou o carro todos os dias.
Outra pessoa afetada pelo corte no abastecimento foi o empresário Ricardo Oliveira Honório da Silva, 24, que trabalha em uma gráfica na rua General Francisco Glicério, no centro de Suzano. Ele notou a falta d'água pela manhã e comentou que no Jardim Leblon também houve interrupção no fornecimento. "No trabalho não temos aquele volume enorme de consumo, porém, a caixa esvaziou e não podemos lavar, limpar ou fazer tarefas que necessitem de água", exemplificou.
Paulo Sergio Batalini, 49, escritor, mora no Jardim Carlos Cooper e até às 17 horas de ontem não tinha água em abundância nas torneiras de casa. "Está voltando lentamente e com aspecto leitoso, como se estivesse com excesso de cloro", descreveu.
Reabastecimento
Em nota, a Sabesp informou que devido a um vazamento na adutora que abastece o reservatório da cidade, a distribuição de água para o município ficou prejudicada.
As equipes da companhia estiveram no local executando a manutenção e a normalização aconteceria de forma gradativa, com reabastecimento total na madrugada de hoje.
Os clientes que possuem caixas d'água com reserva adequada para um período de 24 horas não sentiram alterações, frisou a companhia.
A Sabesp disponibilizou caminhões-pipa para atendimento emergencial nos hospitais e deixou os telefones de contato para quaisquer dúvidas: 195 ou 0800-0119911.