O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) instalou mais de um quilômetro de redes de esgoto e 28 postos de visita num trabalho de remanejamento do sistema para as obras da construção da passagem subterrânea da praça Sacadura Cabral. A autarquia também setorizou o sistema de abastecimento de água naquela região. Com isso, a construção dos túneis pode transcorrer sem problemas nas duas redes, ao mesmo tempo em que os comerciantes e moradores têm os serviços mantidos.
“Além do remanejamento, aumentamos o diâmetro das redes nas ruas José Alves dos Anjos e Engenheiro Gualberto, ampliando a capacidade do sistema de esgotamento na região central, com destino à Estação de Tratamento Municipal (César de Souza)”, explica o diretor técnico do Semae, Paulo Beono Júnior.
Em relação à rede de água, foram substituídos 350 metros de tubos na Praça Sacadura Cabral e nas ruas Braz Cubas, Hamilton Silva e Costa, Américo Rodrigues e Tenente Manoel Alves dos Anjos, com substituição de antigas redes de ferro por novas de plástico PVC, melhorando as condições de vazão e pressão. A autarquia também instalou três registros de manobra na região, para melhor controle da vazão.
Passagem subterrânea
Com a interdição do trecho da avenida Governador Adhemar de Barros, entre as ruas Tenente Manoel Alves dos Anjos e Presidente Campos Salles, ao lado do Terminal Central, no início do mês, a Prefeitura iniciou os preparativos para as obras do túnel 1.
Os próximos passos do trabalho incluirão a demolição dos pavimentos (asfalto e calçadas), adequações no Terminal Rodoviário, instalação e transporte de equipamentos, escavações preliminares e a execução das muretas-guias do futuro túnel – que ligará as ruas Cabo Diogo Oliver e a Adhemar de Barros, com previsão de entrega em dezembro de 2017.
Os preparativos para as obras do túnel ocorrerão neste final de ano e o trabalho em campo deve começar na primeira quinzena de janeiro. Pelo planejamento, as obras permitirão que os motoristas continuem utilizando a Rua Princesa Isabel de Bragança, entrando à esquerda na Adhemar de Barros e novamente à esquerda na Tenente Manoel Alves dos Anjos. Somente com o decorrer dos trabalhos, durante o ano de 2016, será necessário fechar este trecho para o tráfego de veículos.