O Projeto de Lei 356/2015, de autoria do deputado estadual Marcos Damasio (PR), que prevê a instalação de sistema de captação de água da chuva nos prédios de órgãos estaduais, pode ser votado a qualquer momento, uma vez que a proposta obteve, na quarta-feira passada, parecer favorável da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, terceira e última etapa de avaliação, ficando pronto para a Ordem do Dia.
A votação em Plenário pode ocorrer a qualquer momento. "Torcemos para que este projeto vire lei por seu caráter sustentável. Apesar das chuvas e da melhoria nos índices dos reservatórios, não podemos nos acomodar. A economia deve ser um hábito e não uma ação emergencial. O governo também precisar dar o exemplo e contribuir com a economia de água", avalia o republicano.
O projeto foi bem-recebido pelo secretário de Recursos Hídricos, Benedito Braga, que o tem como uma opção acessível para o governo contribuir com a economia de água.
A proposta também foi avaliada por especialistas. Arisvaldo Vieira, do Departamento de Recursos Hídricos da USP, e Gilmar Altamirano, presidente da ONG Universidade da Água, acharam o PL bastante viável, por ser de baixo custo na implantação e de retorno rápido e significativo.