Os veículos que realizam o transporte coletivo urbano na cidade de Itaquaquecetuba deverão disponibilizar todos os seus assentos para uso preferencial de idosos, gestantes, pessoas obesas, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e pessoas acompanhadas por crianças de colo. O vereador Edson de Souza Moura (PT), o Edson Moura, é o autor do projeto de lei que foi aprovado, por unanimidade, durante a sessão ordinária da Câmara, realizada na noite desta terça-feira.
A nova regra que deve ser aplicada 30 dias após a propositura receber a sansão do Poder Executivo, tem como objetivo acabar com um problema que, segundo o parlamentar, está se tornando mais frequente dentro dos coletivos. "Atualmente, os ônibus têm os assentos preferenciais na parte da frente, antes da catraca e, geralmente, são quatro assentos apenas, o que causa transtornos e, até constrangimentos, pois já me relataram casos de discussões dentro de coletivos por conta disso", explicou Edson Moura.
Com a alteração, todos os assentos dos coletivos terão a placa indicando "assento preferencial", visando dar mais comodidade e qualidade de vida para as pessoas que necessitam. "Temos muitos idosos no Município, assim como pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, isso sem falar nas gestantes e mulheres com crianças de colo, ou seja, quatro assentos apenas é não atender toda a demanda existente, acredito que essa lei trará mais respeito para quem precisa", concluiu o vereador.