Ignorada por muitos motoristas, a faixa de pedestres, também conhecida como faixa zebrada ou pelo nome oficial, marca de canalização, ainda é o local de maior segurança para a travessia. Vale lembrar que, de acordo com o artigo 70 da lei 9.503/97 do Código Brasileiro de Trânsito (CBT), se o pedestre estiver atravessando a faixa, em um ponto sem semáforo, o condutor é obrigado a permitir a passagem.
Já nos casos em que houver semáforo o pedestre precisa aguardar a vez, entretanto se a travessia estiver ocorrendo quando a luz ficar verde para os automóveis, os motoristas devem aguardar toda a passagem e somente depois seguir em frente.
No Alto Tietê, a prefeituras ouvidas pela reportagem revelaram manter um programa para incentivar os motoristas a respeitar esse direito, e é claro, orientar o pedestre a sempre atravessar na faixa. "A Secretaria Municipal de Transportes informa que o tema é abordado durante as atividades desenvolvidas pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito, ressaltando a necessidade de respeito tanto dos motoristas, quanto dos pedestres. Este trabalho é realizado junto à Escola Mirim de Trânsito, em palestras nas escolas e em atividades abertas ao público, com operadores do sistema municipal de transportes e empresas", informou a Prefeitura de Mogi das Cruzes.
O Executivo mogiano ainda destacou que realiza ações pontuais sobre o assunto e que novas faixas são desenvolvidas por meio de estudos técnicos. Sobre a quantidade de faixas existentes e multas aplicadas pelo desrespeito à norma, a Prefeitura revelou que está levantando os números.
Sazonal
Por sua vez, a administração de Itaquaquecetuba utiliza um período no ano para reforçar a importância de respeitar a faixa zebrada. "Durante a Semana Nacional de Trânsito, atividades de conscientização são desenvolvidas junto a motoristas, no sentido de enfatizar a necessidade de respeito a faixa de pedestres, como forma de evitar e reduzir o número de acidentes. Além disso, Itaquá tem a Escolinha de Trânsito que promove atividades de educação no trânsito para alunos da rede pública de ensino".
Itaquá ainda informou que as vias do centro, em pontos onde não há semáforos, são os locais com maior ocorrência de acidentes na faixa de pedestres. Ainda segundo a Prefeitura, são emitidas por semana, em média, 50 multas por desrespeito à faixa.
A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos afirmou também que utiliza a Semana Nacional do Trânsito para falar sobre a faixa de pedestres, e detalhou que os pontos mais críticos para se atravessar na cidade estão na avenidas Governador Jânio Quadros e Brasil e nas ruas Quinze de Novembro, Getúlio Vargas, Humberto de Campos e Otávio Rodrigues Barbosa. O Executivo de Ferraz não informou quantas multas são aplicadas aos motoristas por não obedecer à sinalização.
É importante ressaltar que o motoristas que for flagrado trafegando sobre a faixa durante a passagem de pedestres leva multa de R$ 574,62 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Já quem for pego com o carro estacionado em cima dessa sinalização leva multa de R$ 127,69 e cinco pontos na CNH.