Quatro meses após a inauguração do Centro Popular de Compras, a Prefeitura de Suzano retirou as barracas dos ambulantes que ainda trabalhavam na avenida Major Pinheiro Fróes e na praça da avenida Vereador João Batista Fittipaldi, no entorno da estação de trem, no Parque Maria Helena. A desocupação das áreas teve início na madrugada de ontem e, segundo a administração municipal, os vendedores já haviam sido notificados sobre a ação.
De acordo com a Secretaria de Assuntos Urbanos, equipes da Fiscalização de Posturas, em conjunto com a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar (PM), removeram as barracas irregulares instaladas nos dois locais.
Ainda segundo a pasta, a medida foi necessária "para garantir a higiene pública, uma vez que o local já acumulava grande quantidade de ratos, animais peçonhentos e até focos do mosquito da dengue".
"Tivemos uma série de diálogos com os ambulantes que sabiam que estavam irregulares nesses locais. A ação foi feita para reorganizar a passagem dos pedestres que utilizam o terminal de ônibus e a estação de trem, além de acabarmos com a poluição visual, trazendo assim mais segurança e melhores condições de convivência em todo o entorno", afirmou a secretária de Assuntos Urbanos, Carmen Lúcia Lorente, a Carminha.
O Dat esteve no local na tarde de ontem e conferiu o trabalho de funcionários da prefeitura, que removiam as barracas utilizadas pelos ambulantes na praça. O espaço foi liberado para uso em 2013, quando a passarela sobre a linha férrea foi desativada e os trabalhadores tiveram que deixar o local.
Na avenida Major Pinheiro Fróes, os pequenos boxes de ferro instalados na calçada da estação de trem também foram removidos, o que mudou bastante a paisagem da via, bastante carregada em função do grande número de ambulantes que sempre trabalharam por lá.
Segundo a administração municipal, todos os vendedores devidamente cadastrados, que possuíam vínculo com o município e que tinham direito a um box no Centro Popular de Compras foram encaminhados para o novo espaço.