O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) participou ontem , das atividades do encerramento do ano letivo no Cempre Prof. José Limongi Sobrinho, no Botujuru. As crianças receberam o chefe do Executivo com uma apresentação da Sinfoniquinha da unidade. A escola também apresentou oficinas do programa Escola de Tempo Integral e o projeto de Robótica Educacional. A visita foi acompanhada pela secretária municipal de Educação, Maria Aparecida Cervan Vidal.
"Faltam apenas alguns para terminar as aulas deste ano e foi gratificante ver o resultado do trabalho desenvolvido com as crianças. É uma alegria ver as crianças tocando desta maneira", disse o prefeito. O Cempre é uma das cinco escolas que iniciaram o projeto Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola, desenvolvido pela Secretaria de Educação, neste ano. Atualmente, a iniciativa é desenvolvida em 13 escolas municipais e será ampliado para mais duas escolas em 2016.
Os alunos apresentaram três músicas, incluindo uma canção de Natal. O coordenador do projeto, Ewerton Siqueria Ravelli e a monitora de percussão, Maria do Carmo Velardo, são ex-alunos da Escola Municipal Prof. Mario Portes, em Jundiapeba, pioneira no ensino de música na cidade.
"Eles encontraram uma profissão dentro do projeto e são ótimos exemplos para as crianças, que tem a oportunidade de também encontrar na escola um caminho para o seu futuro. Tenho a convicção de que essas crianças serão adultos muito melhores", disse Bertaiolli.
Durante o ano letivo, a escola também participou de projeto de destaques da Secretaria Municipal de Educação, como o Khan Academy na Escola, uma parceria entre a Administração Municipal e a Fundação Lemann, em que foram eleitos a escola destaque da Região Metropolitana de SP 1 no mês de setembro.
Outra iniciativa de sucesso é o projeto de Robótica Educacional, que teve sua primeira mostra municipal no final de novembro.
Os alunos do 5º ano do ensino fundamental do Cempre apresentaram para o prefeito dois robôs de percurso construídos e programados por eles.
A diretora Gisele Cristina de Oliveira Rodrigues Pinto também destacou os resultados do projeto Degrau, iniciado neste ano pela Secretaria.
A iniciativa forma estagiários para atuar com alunos com dificuldade de aprendizagem.