O prefeito Marco Bertaiolli participou, na manhã de ontem no Cemforpe, da reunião de encerramento do ano letivo de 2015 com gestores da rede municipal de ensino. O chefe do executivo fez uma apresentação sobre a nota A recebida pelo município no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), fruto de um levantamento inédito do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. A conquista foi dividida com educadores das escolas municipais e creches subvencionadas e equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação, que são responsáveis pelo atendimento de mais de 42 mil alunos em 207 unidades escolares no município.
"Mogi está no rol das 25 cidades paulistas com o maior conceito geral, recebemos B nesta primeira vez que o ranking do Tribunal de Contas foi feito. Nenhuma cidade alcançou o conceito A. Estamos a um passo da excelência. Poucas cidades receberam nota A em Educação. Este conceito que significa uma gestão altamente eficiente, o que só aumenta nossa responsabilidade. Essa é uma conquista que deve ser multiplicada em nossas escolas com todos os servidores", disse Bertaiolli. O índice avaliou fatores, como o Conselho e Plano Municipal de Educação, Infraestrutura, Merenda Escolar, Qualificação dos Professores, entre outros.
O prefeito destacou vários índices nacionais em que a cidade se destaca. Mogi foi eleita uma das 50 melhores cidades do País para se viver. Na área de educação, o município é referência pois já alcançou com antecedência metas do Plano Nacional de Educação 2014-2024. "A educação não é uma obra pronta. É um trabalho que exige uma melhora contínua, cotidiana. O fato de termos alcançado as metas com anos de antecedência mostra que estamos no caminho certo", avaliou o prefeito.