As obras da passagem subterrânea da praça Sacadura Cabral serão paralisadas nos próximos dias, em virtude do Natal e do Ano Novo. Os operários vão folgar do dia 24 a 27 e entre os dias 31 de dezembro e 3 de janeiro.
De acordo com o secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, João Francisco Chavedar, a construção será retomada em definitivo a partir do dia 4 de janeiro.
Atualmente, 80 operários atuam no canteiro de obras da passagem subterrânea. No trecho da rua Doutor Ricardo Vilela, as paredes laterais do futuro túnel estão cerca de 95% concluídas. Já é possível visualizar o formato da futura passagem de veículos.
Na frente de trabalho localizada nas ruas Cabo Diogo Oliver e Hamilton da Silva e Costa, as máquinas realizam a execução das paredes laterais.
De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento, as escavações sob a linha férrea serão iniciadas no começo de 2016.
O trabalho poderá ser feito graças à retirada da passarela de pedestres da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
As escavações serão feitas pelo método não-destrutivo e irão avançar cerca de 60 centímetros por dia.
O trecho da avenida Governador Adhemar de Barros, entre as ruas Tenente Manoel Alves dos Anjos e Presidente Campos Sales, próximo ao Terminal Central, está interditado desde o dia 7 de dezembro para os preparativos das obras do túnel 1.
As próximas etapas da obra incluem a demolição do asfalto e calçada, adequações no Terminal Rodoviário, instalação e transporte de equipamentos, escavações preliminares e a execução das muretas-guias do futuro túnel, que ligará as ruas Cabo Diogo Oliver e a Adhemar de Barros, com previsão de entrega em dezembro de 2017.
O secretário explicou que, até o final do ano, os equipamentos que estão localizados na rua Doutor Ricardo Vilela, bem em frente à linha férrea, serão transferidos para a Adhemar de Barros.
"O trabalho será realizado do Ribeirão Ipiranga em direção à rua Tenente Manoel Alves dos Anjos e seguirá a mesma sequência que foi obedecida na Ricardo Vilela, com a execução inicial das muretas-guia e posterior escavação das paredes diafragma", explicou.