O curso "Promotoras Legais Populares" de Itaquaquecetuba chegou ao fim. Pelo menos 40 mulheres receberão no próximo sábado o certificado pela conclusão da capacitação, que teve como objetivo a formação de lideranças em assuntos de cidadania, protagonismo, gênero e política.
O evento de formatura será realizado em Ferraz de Vasconcelos, a partir das 14 horas, no Ginásio Municipal "Marcílio Guerra" (rua Jácomo Zancheta, 77, Sítio Paredão), juntamente com alunas do polo da cidade vizinha e do bairro do Perus, em São Paulo.
A capacitação é mais uma iniciativa da Secretaria de Políticas para Mulheres, em parceria com o Instituto Geledés (Instituto da Mulher Negra) e a Escola da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, que investem na criação de mais políticas públicas para mulheres. Itaquá, inclusive, recebeu duas menções na Câmara de Poá e na da própria cidade pela implantação do curso.
No decorrer da capacitação, por meio de videoconferência, as aulas aconteciam em três polos simultâneos (sendo eles Itaquá, Ferraz e Perus). Nas oportunidades, ocorreram palestras e debates sobre direito constitucional, cidadania e poderes constituídos, histórico do feminismo, Lei Maria da Penha, tráfico de mulheres, questão racial, educação não racista e não sexista, a mulher na Política, direito de Família, entre outros.