Os estudantes suzanenses beneficiários do Passe Livre devem ficar atentos a partir da próxima segunda-feira, data em que começam as inscrições para usufruir do transporte público gratuito no primeiro semestre de 2016. Os alunos têm até o dia 29 de fevereiro para realizar este procedimento.
Como todo semestre, a entrega da documentação deve ser feita até o dia 10 de março, sendo que agora o processo é realizado na Secretaria de Educação, situada na rua Aurora, 303, Vila São Francisco, próximo à Escola Estadual Batista Renzi, e não mais no Terminal Norte, como acontecia em 2015. A medida é válida para garantir mais rapidez no processo de contemplação do aluno, além de proporcionar mais conforto.
A partir de 2016, os estudantes precisarão somente do seu número de RG para consultar sua inscrição no site do Passe Livre. Com base no RG, o sistema irá identificar os estudantes que já recebem o benefício, solicitando somente a atualização dos dados, sem necessidade de criar conta ou senha de acesso, ou seja, de forma simples e rápida. Para alunos que ainda não recebem o benefício, o sistema guiará o estudante para que seja realizado o cadastro, solicitando os dados necessários para inscrição no Passe Livre.
Esse benefício é destinado aos estudantes que moram em Suzano, matriculados em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), e que residem a mais de dois quilômetros de distância da instituição de ensino ou do local de transbordo (estação ferroviária, por exemplo).
Atendidos
Apenas neste segundo semestre de 2015, foram realizados 6.330 cadastros para utilização do Passe Livre. A coordenadora do programa, Maria de Lourdes Santos, disse que tudo ocorreu dentro do previsto, com todo apoio aos estudantes. "O maior trabalho foi cadastrar os alunos no sistema do novo cartão, lançado em julho", ressaltou. "Desde a implantação do Passe Livre, a administração registrou um aumento significativo da frequência escolar, ou seja, o programa está cumprindo seu objetivo, que é manter o aluno em sala de aula e contribuído para o ingresso de novos às salas de aula", reforçou.