Após a retirada das estruturas metálicas laterais da passarela sobre os trilhos da CPTM, ocorrida na quinta e sexta-feira da semana passada, na praça Sacadura Cabral, a etapa final de desmontagem ocorrerá na madrugada de domingo, com a retirada do bloco central. Durante a execução do trabalho, cuja previsão de duração é de cinco horas, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) colocará em prática o Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (Paese), que consiste em disponibilizar ônibus para os passageiros de trens no trecho entre as estações Mogi das Cruzes e Estudantes.
A retirada da passarela faz parte da programação das obras de construção da passagem subterrânea, que estão avançando e contam hoje com duas frentes de trabalho. Na semana passada, um guindaste de grande porte foi utilizado no trabalho de retirada das duas laterais da passarela. Este procedimento permitirá a execução das escavações por baixo da linha férrea, sem a necessidade de paralisação dos trens. Para atravessar a linha férrea, os pedestres poderão utilizar a linha férrea - como já ocorre atualmente - e contam com a orientação de guardas ferroviários, além das cancelas de segurança.
Atualmente, as obras transcorrem em duas frentes. A primeira, da rua Dr. Ricardo Vilela até a linha férrea, está com 80% das paredes diafragma (laterais do futuro túnel) concluídas. Já a segunda, na rua Hamilton da Silva e Costa, iniciou os trabalhos no início deste mês e as obras estão em pleno andamento, também com as escavações das paredes laterais.