A força da água de um córrego localizado em Suzano derrubou o muro de um condomínio residencial localizado na avenida Armando de Salles Oliveira, no Conjunto Residencial Iraí. A água invadiu apartamentos do térreo, toda a área comum, piscinas e salão de festas. Pelo menos quatro veículos ficaram danificados.
O Dat já havia adiantado na última quinta-feira que a água já estava invadindo o empreendimento em função do desvio no curso do córrego que fica em uma área ao lado do Condomínio Vila Nova Paisagem. O problema se deu após a realização de uma obra de captação de esgosto que está sendo feita na mesma região. Na ocasião, a Defesa Civil esteve no local e afirmou que o muro poderia cair, mas nada foi feito de efetivo para evitar que o incidente ocorresse.
Com a forte chuva na tarde de ontem, a força da água que corre pelo córrego derrubou o muro e invadiu o condomínio, causando vários estragos. A pista de caminhada, as piscinas, churrasqueiras e salões de festa ficaram encobertos. Moradores enfrentaram a água, que chegava no nível da cintura, para retirar os carros.
Alguns proprietários de apartamentos no andar térreo que foram invadidos se desesperaram, já que a água tomou todos os cômodos, causando vários prejuízos. A energia elétrica precisou ser cortada em algumas torres, assim como a água.
Embargo
Agentes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros estiveram no condomínio, bem como a secretária de Assuntos Urbanos de Suzano, Carmen Lúcia Lorente, a Carminha. Segundo ela, as obras de canalização próximas ao córrego estavam embargadas e que os responsáveis estão sendo multados por continuar os trabalhos no local. O Dat apurou que os serviços seriam de responsabilidade da construtora Cury. Segundo a chefe da pasta, são vários os responsáveis pelas obras, mas não disse quem seriam.