A chuva fraca do sábado – e a mais intensa que cai neste domingo em Mogi das Cruzes e cidades da região, ajudam a elevar o nível das cinco represas que compõem o Sistema Alto Tietê (Spat). Na medição das 9h da manhã deste domingo, o sistema marcava 16,3%, acima dos 16,1% do sábado, segundo relatório da Companhia de Abastecimento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) www.sabesp.com.br
Esse manancial abastece, atualmente, parte da zona leste da capital paulista, além de cidades da Grande São Paulo do entorno do manancial como Mogi das Cruzes (que compra metade da sua água da Sabesp), Poá, Suzano, Itaquaquecetuba, Guarulhos e Ferraz de Vasconcelos.
A pluviometria nos reservatórios da região, somente nestes seis dias de novembro, é de 25,4 milímetros. Somente hoje, até o horário da medição (9h), o acumulado de chuva marcou 24,6 milímetros. A média histórica de chuvas sobre as represas da região de Mogi para dezembro é de 192,8 milímetros.
A previsão do tempo, segundo o site da Climatempo www.climatempo.com.br, indica que os índices de chuva em Mogi das Cruzes durante a semana terão um acumulado de 88 milímetros da segunda-feira, dia 7 até o sábado, dia 12. Se isso se confirmar, as represas da região terão alcançado a metade da chuva prevista para o mês em menos de 15 dias.
Outros sistemas
O Cantareira tinha hoje cedo 20,5%, contra 20,2% de ontem. O Sistema Guarapiranga registrava na manhã deste domingo 87,3%m, contra 87,2% do sábado. O Alto Cotia marcou hoje, na medição que a Sabesp faz às 9h 76,3%, ante os 75,5% de ontem. O Sistema Rio Grande saltou dos 97,3% de ontem para 97,8% hoje. E, por fim, o Sistema Rio Claro manteve os 62,9% de ontem.