O projeto que pretende armar a Guarda Municipal entrará em votação na Câmara Municipal ainda neste ano. A expectativa é que a proposta seja votada entre hoje e a próxima quarta-feira, dia 9 de dezembro. Uma emenda deve ser acrescentada ao projeto. Ela será apresentada pelo vereador Juliano Abe (PSD) e tratará da "Ronda Maria da Penha", uma iniciativa que garantiria segurança às mulheres vítimas de violência. A previsão é que a emenda fosse protocolada ainda na manhã de hoje. De acordo com Abe, ela não afetará o andamento do projeto.
O presidente da Câmara Municipal,  Antonio Lino (PSD), destacou que o projeto é dividido em duas partes, uma que trata da proposta de armamento da Guarda Municipal e outra que fala sobre a a estrutura organizacional da corporação. "Temos a etapa do armamento e outra questão regimental da Guarda, pois, hoje, o comando é externo. Com o projeto, os guardas irão assumir o comando, como ocorre com a Polícia Militar. Vamos votar este projeto, dentro das próximas sessões", destacou.
Silva afirmou que a ideia é votar o projeto e não deixar que nenhum questionamento fique sem resposta. "Queria colocar o projeto para votação sem precisar que ele retorne para a Prefeitura. Vamos nos esforçar o máximo para que todas as questões e dúvidas dentro das comissões sejam resolvidas", ressaltou. O projeto para armar a Guarda Municipal é uma das principais propostas que tramitam atualmente na Câmara.
Homenagem
A tradicional homenagem aos policiais militares que se destacaram durante o serviço foi realizada na Câmara Municipal ontem. A iniciativa do Comando de Policiamento de Área Metropolitana (CPAM) 12 e do 17° Batalhão da Polícia Militar tem o objetivo de valorizar os policiais que atuam em Mogi e na região. Entre os presentes na cerimônia estavam os policiais homenageados, além do comandante do CPAM-12, coronel Mauro Lopes, do comandante do 17°, tenente-coronel Eduardo Rangel