Após 18 dias de ocupação e alguns desencontros de informação, os alunos da Escola Estadual Benedita Garcia da Cruz, em Poá, finalmente, desocuparam o prédio na manhã de ontem. A decisão foi tomada pelo grupo após a Secretaria de Estado da Educação publicar no Diário Oficial do Estado um comunicado informando que nenhum aluno será transferido da unidade, o que já havia sido garantido e oficializado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) há mais de uma semana.
Conforme o Dat apurou, os alunos deixaram a escola na manhã de ontem. A Polícia Militar a o Conselho Tutelar acompanharam a desocupação, que aconteceu de forma pacífica. Segundo a pasta estadual, as aulas foram retomadas ontem mesmo. Até o momento, ainda não foi finalizado o calendário de reposição que será seguido por professores e alunos.
Na última sexta-feira, o grupo contrário à reorganização proposta e já suspensa pelo governo do Estado cogitou a possibilidade de deixar a escola, mas algumas informações desencontradas, entre elas a de que a Diretoria de Ensino estaria ligando para alguns pais pedindo que os filhos terminassem o ano letivo em outra instituição, fez com que o ocupação continuasse até ontem. A EE Benedita era a única instituição de ensino que ainda se mantinha ocupada na região.
A Secretaria de Estado da Educação não informou ainda em que condições a escola foi devolvida para a direção e para os professores. O Dat teve acesso ao interior da unidade na semana passada e conferiu que o local estava limpo. Os estudantes se dividiam na hora de dormir, sendo que muitos se acomodavam dentro da secretaria, onde um tatame estava sendo utilizado como cama. No cômodo estavam vários computadores utilizados pelos funcionários. Os alunos não autorizaram que a equipe visitasse a cozinha e o refeitório na ocasião.