Em menos de um mês, 19 autuações, 43 atos de infrações e cincos interdições parciais foram realizadas pela Vigilância Sanitária de Mogi das Cruzes. Trata-se do resultado parcial da Operação "Boas Festas", iniciada no dia 5 de outubro e que segue até o dia 15 de dezembro. Até o último fim de semana, 41 estabelecimentos já haviam sido vistoriados no município.
De acordo com o último balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, ao todo foram fiscalizados 16 restaurantes, quatro lanchonetes, cinco açougues, quatro docerias, três supermercados, três padarias, duas churrascarias, entre outros. 
As principais causas das penalidades foram o descumprimento de determinações anteriores, que resultaram em 13 autos de infração e falta de higiene (8). Além disso, também foram motivos para autuações a existência de produtos vencidos, armazenamento inadequado de alimentos, criadouros de mosquito da dengue e temperatura inadequada.
Assim como ocorreu nas operações realizadas nos anos passados, a falta de higiene e o descumprimento de determinações anteriores foram as principais causas de autuações. Outros problemas verificados foram oferta de produtos vencidos e em desacordo com as normas legais estabelecidas. (S.L.)