A Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) de São Paulo confirmou que os projetos executivos dos dois viadutos previstos para Mogi das Cruzes já foram concluídos. No entanto, para a execução da obra, é necessário que recursos sejam incluídos no Orçamento Geral da União de 2016. De acordo com o órgão, faltam apenas aprovações finais para que a obra possa ser iniciada. O deputado federal Marcio Alvino (PR), que preside a Frente Parlamentar Mista de Infraestrutura Viária e Mobilidade Urbana, garantiu que vai cobrar que o Ministério dos Transportes e o Dnit cumpram o cronograma.
No momento, o Dnit anuncia cortes em obras para reduzir gastos em várias obras espalhadas pelo Brasil. A redução é necessária pelo corte de repasses feito ao Ministério de Transportes nesse ano. A Superintendência Regional afirmou " a elaboração dos projetos executivos está concluída, restando apenas as aprovações finais por parte da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e da concessionária MRS Logística (haja vista a interferência com a via férrea compartilhada por ambas), bem como a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB)". A construção das estruturas acabar de uma vez por todas com as cancelas na linha férrea.
Os viadutos de Mogi terão um custo de R$ 72 milhões. O de Jundiapeba, está orçado em R$ 33 milhões e o do rua Cavalheiro Nami Jafet, na Vila Industrial, custará R$ 42 milhões. De acordo com o Superintendência Regional, o órgão "aguarda da sede, em Brasília, a publicação da Declaração de Utilidade Pública ( DUP) para a sede do DNIT. Por meio deste instrumento, é possível iniciar o processo de desapropriações, primeiro passo para viabilizar as obras. Além da publicação da DUP, o DNIT depende da inclusão dos recursos no Orçamento Geral da União para 2016. Havendo a previsão na respectiva Lei Orçamentária Anual (LOA), as obras devem iniciar no mesmo ano".
Alvino afirmou que está empenhado para que as obras dos viadutos sejam executadas dentro do prazo. "Minha responsabilidade só aumenta nesse momento, uma vez que se trata de uma reivindicação importante para todos os mogianos. Estarei empenhado junto ao Ministério dos Transportes e ao Dnit para que as obras dos viadutos sigam o cronograma estabelecido sem maiores desconfortos para todos que circulam diariamente pela região", destacou o deputado. 
Mogi já esteve muito perto de conquistar os viadutos há quatro anos. Na época, até as placas que sinalizavam o início da construção foram instaladas. No entanto, por denúncias envolvendo o Ministério do Transportes e Dnit, todas as obras e projetos foram suspensos.