Nos três primeiros dias de funcionamento, a UPA - Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas realizou 636 atendimentos, sendo 548 atendimentos de clínica médica e 88 de pediatria. Deste total, quatro pacientes foram transferidos para hospitais da cidade. A nova UPA 24 horas entrou em operação às 7 horas do dia 31 de outubro.
O secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis, fez um balanço positivo das primeiras 72 horas de operação. "O movimento ficou acima da expectativa, mas a UPA 24 horas funcionou muito bem dentro dos fluxos elaborados e planejados previamente. Só nas primeiras 24 horas tivemos 232 atendimentos, número que supera a média inicialmente prevista que é de aproximadamente 200 atendimentos por dia", explicou o secretário, lembrando que os atendimentos realizados no primeiro dia resultaram em duas transferências para hospitais, sendo uma suspeita de derrame.
A nova unidade funciona 24 horas por dia, inclusive sábados, domingos e feriados, para atender casos de urgência e emergência para crianças e adultos, como paradas cardíacas, derrames, fraturas, quedas graves, febre alta, entre outros problemas que exijam atendimento rápido, eficiente e com resolutividade. Mensalmente, a UPA pode fazer até 6 mil atendimentos.
A UPA é o 60º equipamento de saúde entregue na cidade e está ligada ao Sistema Integrado de Saúde (SIS), que foi implantado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes em 2010 para agilizar o atendimento e modernizar o sistema de gestão de saúde na cidade. O recurso está presente em todos os equipamentos municipais, sendo que o acesso é feito pelo Cartão SIS, utilizado atualmente por quase 200 mil mogianos. Quem ainda não tem o Cartão SIS deve procurar uma unidade de saúde para efetuar o cadastrado, portando RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de endereço.