O Tiro de Guerra de Mogi das Cruzes comemorou, na manhã de ontem, o Dia da Bandeira, instituído no dia 19 de novembro de 1889.
A cerimônia que reuniu 86 atiradores, que se formarão neste sábado, foi prestigiada também pelo capitão Antonio Mendes, ex-instrutor.
Na cerimônia, as bandeiras usadas por instituições como a Guarda Municipal, a PM e outros órgãos são levadas ao TG para que possam ser incineradas neste ritual. E uma nova bandeira do Brasil é hasteada.
O instrutor Ivan Donizeti da Costa explicou que a cerimônia tem a sua importância, já que, hoje em dia, poucas pessoas valorizam o significado da bandeira, principalmente nas escolas.
"Foi um marco para nós, brasileiros, porque passamos da monarquia para a república. A bandeira é o símbolo máximo da nação", opinou.
Ele afirmou que o verde na bandeira brasileira significa as matas; o amarelo, as nossas riquezas e o ouro; o azul o céu. Já a frase "Ordem e Progresso" significa o amor por princípio, a ordem por base e o progresso por fim.
Costa acrescentou ainda que, no passado, muitas pessoas morreram para que o País tivesse o seu regime de governo modificado (da monarquia para a república), e que esta parte importante da história costuma ser esquecida ou desconhecida pela maioria das pessoas.