O vídeo de um suposto "racha", realizado por um grupo, por volta das 23h45 do último dia 1º, na avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco (conhecida como 'avenida dos bancos'), na área central de Mogi das Cruzes, tem gerado grande repercussão nas redes sociais. Entre os principais comentários dos internautas, que visualizaram as imagens, destacam-se a preocupação com os riscos de acidentes, bem como a exigência de punição aos condutores que praticam a irregularidade.
Na gravação, que dura cerca de um minuto e meio, é possível verificar veículos trafegando em alta velocidade e realizando ultrapassagens perigosas na via. O autor do vídeo, que não quis se identificar, diz que essa é a primeira vez que conseguiu flagrar esse tipo de ocorrência, mas, de acordo com moradores de outras localidades do município, a prática é frequente. "Só consegui filmar aquele momento e sem querer, pois sempre quando saio de carro tenho aquela filmadora automotiva que sempre grava o trajeto", disse.
A reportagem procurou a Prefeitura para saber se foi possível identificar os veículos por meio das câmeras de monitoramento da administração municipal, existentes em diversos pontos de Mogi. Questionada sobre uma possível punição aos praticantes da infração, a Secretaria Municipal de Segurança Pública, que é responsável pela Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp), informou que, "em razão da denúncia, foi identificada a imagem de três veículos transitando, lado a lado, na referida via e no referido dia e horário, aparentemente em velocidade acima do máxima permitida no local. A ocorrência, contudo, não teve registro oficial".
O vídeo pode ser visto no link: http://migre.me/s4YQF
Pena
Desde que as novas regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que tornaram mais rígidas as penalidades de algumas infrações de trânsito, entraram em vigor, em novembro do ano passado, as multas pela prática de corrida, popularmente conhecidas como "racha", considerada infração gravíssima, teve seu valor aumentado, passando de R$ 574,62 para os atuais R$ 1.915,54. A pena pode resultar em até dez anos de reclusão para o condutor, dependendo da gravidade das consequências.