A Secretaria Municipal de Assistência Social vai contratar uma empresa especializada para revisar os cadastros das famílias que são atendidas por programas sociais em Mogi das Cruzes. A contratada ficará responsável pela revisão dos cadastros desatualizados.
De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o município conta com 21.585 cadastros desatualizados. O trabalho deve ser realizado em um período de seis meses, prorrogáveis, com um custo de R$ 175 mil.
De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Eliana Mangini, os cadastros devem ser atualizados em um período de dois anos. "Em agosto de 2015, conforme dados disponibilizados pelo MDS, o município possuía 21.585 cadastros para serem atualizados, sendo 3.801 cadastros desatualizados já há quatro anos, 3.446 cadastros de Benefício de Prestação Continuada e 4 mil dos programas Renda Cidadã e Ação Jovem. Estes números são flexíveis, pois a inclusão e desligamento destes benefícios ocorrem mensalmente", esclareceu.
A cidade conta, atualmente, com 34.225 famílias inscritas no Cadastro Único, sistema que reúne os benefícios em um único lugar. "Destas famílias, 20.127 são beneficiárias do Programa Bolsa Família. Os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada alcançam 5.637, do programa Renda Cidadã são 2.782 beneficiárias e 757 do Ação Jovem, porém, destes, o município ainda não incluiu totalmente ao Cadastro Único. A metodologia utilizada para realização da revisão será pactuada entre a equipe gestora do CadÚnico no município, junto com as coordenações dos Centro de Referência de Assistência Social, onde os cadastros são realizados, e a empresa contratada", informou a secretária Eliana.