O projeto de lei 991/2015 de autoria do deputado estadual André do Prado (PR), que visa criar campanha de conscientização sobre a esteatose hepática, doença que afeta o fígado, foi aprovado por unanimidade ontem na Comissão Permanente de Saúde da Assembleia Legislativa. Segundo o deputado, a esteatose hepática é uma doença grave, causada pelo acúmulo de gordura no fígado dos seres humanos. Uma das principais formas de prevenção e combate é a conscientização e prevenção.
A propositura, em seu artigo primeiro, institui a campanha de conscientização sobre a esteatose hepática e esclarece os objetivos que ela deve atingir: - divulgar as características da doença, suas causas e tratamentos; - intensificar e esclarecer o fato de que a doença é assintomática; - indicar medidas preventivas a serem adotadas com a finalidade de evitar a doença.
Prado esclarece que a campanha deve ser organizada por meio de anúncios nos meios de comunicação de massa, tais como: Internet, televisão, rádio, jornais e revistas, bem como a fixação de cartazes e distribuição gratuita de cartilhas nos estabelecimentos de saúde.
Esteatoase Hepática
A esteatose hepática é uma doença grave, assintomática, que pode evoluir para quadros graves de hepatite gordurosa, cirrose e câncer, que atinge o fígado dos seres humanos, que é uma glândula responsável pelo armazenamento de glicose, a metabolização do colesterol e a produção da bile. 
Os principais sintomas da esteatose hepática é a alteração da cor do indivíduo para um tom amarelado além do aumento no tamanho do fígado.