O trabalho para regularizar núcleos habitacionais em Poá está em andamento para beneficiar em torno de 6 mil famílias. A ação que visa desburocratizar ações e o processo em prol da escritura definitiva dos imóveis é conduzida pela Prefeitura, por meio de uma parceria com o governo do estado, através do programa 'Cidade Legal'.
De acordo com o secretário municipal de Habitação, Osmar Schneider, os atendimentos são feitos por uma equipe que inclui até assistentes sociais para melhor assistir essas famílias, conforme preza o prefeito Marcos Borges (PPS).
O trabalho avança à medida que as fases do processo são completadas, como o mapeamento da área/busca, medições e levantamentos topográficos, análise e diagnóstico, contato contínuo com os moradores, incluindo reuniões com os mesmos. Ao todo são 69 núcleos, sendo que alguns já foram regularizados.
Recentemente os trabalhos seguiam pelos bairros Jardins América, Estela e Áurea, Vilas Eureka e Varela, entre outros.
O programa "Cidade Legal" foi criado com o objetivo de desburocratizar as ações e o processo de regularizações fundiárias de núcleos habitacionais. Por meio do programa, a Secretaria de Estado da Habitação, oferece orientação e apoio técnico às Prefeituras para a regularização de parcelamentos do solo e de núcleos habitacionais para fins residenciais, localizados em área urbana ou de extensão urbana.