A Semana de Mobilização Contra à Dengue teve início ontem nos municípios do Alto Tietê que já confirmaram mais de 4,1 mil casos de dengue. Com o objetivo de diminuir o número de ocorrências do vírus, as prefeituras organizaram uma programação com ações voltadas a prevenção da proliferação do mosquito transmissor. A região também diagnosticou os primeiros casos de chikungunya, porém, todos são importados e foram contraídos em outros estados.
Itaquaquecetuba é o município com a maior concentração de proliferação do mosquito Aedes aegypti, com quase 1,3 mil casos confirmados, sendo que 98,68% são autóctones, ou seja, foram contraídos dentro da cidade. Nos próximos dias 25, 26 e 27, o município vai disponibilizar palestras gratuitas sobre o combate à dengue, que serão realizados a partir das 9 e 14 horas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Caiuby, na quarta e quinta-feira. Na sexta, será na praça Padre João Álvares, a partir das 13 horas.
Em Mogi, serão realizadas ações de prevenção como a operação cata-tranqueira e teatros nas redes de ensino. Guararema e Ferraz de Vasconcelos concentraram as ações nas escolas com palestras para conscientizar as crianças. No próximo sábado, o município ferrazense vai implantar em frente a estação de trem, no centro, um pedágio e barraca de orientação de prevenção e combate a dengue.
Em Arujá, a prefeitura vai montar estandes de informações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Parque Rodrigo Barreto, .
A partir de amanhã, o estande estará na calçada da Escola Municipal XII Mirante e quinta e sexta-feira na avenida Amazonas, próximo ao PAC da Guarda Municipal. Nesses locais, serão demonstrados o ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti, com amostra viva das larvas e orientações sobre a prevenção. A cidade também vai realizar, durante a semana, a operação quintal limpo, com visitas de agentes nas casas.